segunda-feira, 27 de maio de 2013

Livros para incentivar a leitura


A Prefeitura de Alegrete, através da Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, lançará o projeto “Livro nas Praças – estamos conectados na construção de uma cidade leitora”. Trata-se de uma ação similar ao Bookcrossing, popularizado nos Estados Unidos e que vem sendo adaptado em diversas cidades brasileiras.

O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. “Nosso objetivo é transformar Alegrete numa biblioteca”, confia o prefeito Erasmo Guterres Silva.

Para o secretário de Educação e Cultura, Jorge Sitó, é importante fazer com que os membros desta comunidade de leitores possuam um sentimento de partilha tão grande que não se importem de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. “É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal”, explica Sitó.

O projeto inicia na próxima semana, junto com as intervenções culturais que antecedem a 34ª Feira do Livro de Alegrete, que acontecerá de 05 a 09 de junho. “Todos estão convidados a participar do projeto. Basta escrever uma dedicatória, comunicando que aquele livro não foi esquecido, mas sim depositado para quem o encontrar ler e passar adiante”, explica Henrique Bragamonte, diretor de Cultura.

A largada será dada com a distribuição em locais públicos de 150 livros. Na primeira página, estará escrita a seguinte dedicatória: “Ler é debruçar-se sobre as palavras como forma de compreensão, interpretação e intervenção no mundo. Este livro pertence à cidade da gente. Leia e multiplique essa ideia. Distribua livros também”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário