segunda-feira, 1 de julho de 2013

Saiba o que pensam os organizadores dos manifestos em Alegrete

Tentando saber mais sobre as manifestações em Alegrete, o blog Alegrete em foco fez algumas perguntas para os organizadores dos manifestos em nossa cidade, confiram!!!


O que vocês pretendem com essas manifestações em alegrete?
O foco da nossa mobilização é pela redução da tarifa e pela melhoria no transporte público.  O povo alegretense hoje paga uma das tarifas mais caras do interior do RS. E felizmente o povo acordou e esta conosco nesta luta.

O que você(s) acha(m) do atual governo do Brasil?
Como fazemos parte de um bloco de luta, existem várias avaliações em relação ao governo federal. Mas de uma forma geral. Achamos que existe uma preferência de governar para as grandes empreiteiras e os banqueiros. Visto o investimento feito para a copa do mundo.

Você(s) acha(m) que as manifestações em alegrete terão algum resultado?
Depois da segunda manifestação, ficamos bastante otimistas, pois apesar do número de pessoas ter reduzido em relação a primeira, o impacto foi bem maior. Creio que o prefeito, sentiu que não estamos brincando.

Como você(s) pretendem coibir os atos de vandalismo na manifestação?
O Bloco de Luta conta com militantes experientes, que já participaram de outras manifestações, e militam a muito tempo em movimentos sociais. Temos uma organização interna nas manifestações. Uma estratégia montada antes de irmos as ruas. É formada uma Brigada de Apoio, que cuida  tanto dos que estão puxando a galera como fica atento a qualquer atitude suspeita. Sabemos que existem agentes infiltrados para provocar tumulto.

Como você(s) veem o ato do comercio se fechar com medo de atos de vandalismo contra as lojas? 
Acho que o medo que eles sentem de sofrer algum ato de vandalismo é normal. Pois o que se vê em outras cidades é um aproveitamento por pessoas que só querem tirar vantagem no meio da multidão. São iguais a políticos corruptos, que só querem tirar vantagem e enganar o povo.

Como vocês veem as manifestações que estão acontecendo por todo o país? E os atos de violência?
A Violência maior é praticada por parte da policia. Isso fica evidenciado nas fotos e vídeos que assistimos. Não confiamos na mídia tradicional, pois é tendenciosa e está do outro lado. Ou seja, do lado dos que se mantem no poder e querem subjugar o povo. A maior parte dos manifestantes está lá por que entendem que chegou a hora de mudar este país.  O povo se cansou de ver tanta corrupção, existia um sentimento muito forte e confiante de que os mensaleiros condenados fossem presos, e o que se vê é que eles nunca cumprirão pena. Isso foi apenas um dos estopins que esperavam serem acessos. Depois que eclodiu as manifestações em Porto Alegre, e se espalhou pelo resto do país. O povo tomou conta do movimento e quer solução para todos os problemas deste país.

Como estão vendo a atuação da policia na tentativa de coibir os atos de violência?
A polícia tem que fazer o seu papel, Prender bandidos. E não confundir com quem esta nos protestos pacificamente. Uma coisa que tem que ficar bem claro, é que não se deve confundir radicalização das manifestações com vandalismo ou baderna. O vandalismo ou baderna que a mídia tradicional tenta o tempo todo vincular com os grupos que estão puxando as manifestações cai por terra, pois todos sabem que nosso histórico de luta não condiz com isso.
Nunca o Alegrete, teve um aparato policial tão intenso. Polícia de Choque, cães, cavalaria. Pareciam que estavam prontos para uma guerra. Ficamos realmente muito preocupados, pois quase 80% das pessoas que estavam na mobilização eram adolescentes entre 13 a 16 anos. O momento em que nos colocamos sentados na rua em frente a casa do prefeito, foi o momento mais tenso, pois eram mais de 50 policias prontos para o enfrentamento. Teriam estes policiais coragem de bater em manifestantes armados com cartolinas e palavras de ordem?

Que recado você(s) deixam para a população de Alegrete?
Apesar de sermos hostilizados e atacados diariamente por parte de uma minoria inescrupulosa, que acredita que somos vagabundos e que deveríamos estar fazendo qualquer outra coisa, menos na rua lutando pelos interesses da população. A comunidade alegretense pode ter certeza de que só sairemos das ruas quando conseguirmos reduzir o valor da tarifa.



Assina: Bloco de Luta Pela Redução da Tarifa e Pela Melhoria da Qualidade no Transporte Público.
                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário